Algumas pessoas fazem esta questão, no entanto rapidamente percebem que é fácil entrar em transe. Quantas vezes deu por si de olhar fixo mergulhado numa memória ou a imaginar uma situação, por exemplo enquanto está a conduzir ou a ver tv? Quantas vezes está num convívio de amigos e ouve “então, acorda? Estás a pensar em quê?” e nesse momento está no convívio e está a ver essa memória que lhe veio à mente como se estivesse lá. Está com os amigos e a mente está em outro momento. Nessas situações a sua mente entrou em transe porque é algo natural. Então em terapia, o processo é natural também, a diferença é que entra em transe e mergulha em memórias sob orientação do hipnoterapeuta, podendo voltar a ficar desperto de forma segura após a visualização e compreensão do que surgiu na sua mente.
A hipnoterapia é uma técnica terapêutica, utilizada por profissionais certificados, para o tratamento de diversos sintomas e perturbações. Aqui a hipnose é uma ferramenta para chegar a questões mais profundas da sua mente que são posteriormente compreendidas e tratadas.
Já o hipnotismo utiliza a hipnose, para entretenimento/lazer, é a chamada hipnose de palco que não tem objetivo terapêutico.
Não. O estado de transe ou estado hipnótico é mais profundo que relaxamento ou meditação. Estes últimos permitem relaxar, sentir-se mais calmo, imaginar e sentir uma sensação de bem estar, enquanto o estado de transe é um estado que produz no cérebro ondas alfa responsáveis pelo relaxamento profundo que por sua vez permite aceder a partes mais profundas da mente, como a mente inconsciente. Neste nível de funcionamento cerebral, a nossa perceção e intuição ficam mais ativas, aumentando a capacidade de compreensão e assimilação de informações.
As memórias que possam surgir em sessão são compreendidas e resolvidas. Dessa forma deixa de sentir a dor relacionada a essa memória que antes perturbava.
Durante a sessão não irá dormir nem perder consciência, terá noção de onde está e do que está a fazer. A ideia é estar em transe num nível que permita aceder á sua mente inconsciente ao mesmo tempo que lhe permite ter um papel ativo na compreensão e resolução do seu problema. Sendo assim, terá consciência do que foi tratado na sessão.
Não há necessidade de vir acompanhado/a. Sairá desperto e com as suas capacidades em pleno.